Alice Braga em Cidade Baixa

Cidade Baixa

Sexo, suor e lágrimas

Cidade Baixa é para quebrar tabus e pretensas amarras sociais. É um filme que não parte de estereótipos, mas de sentimentos e sensações da subjetividade humana. É deliciosamente despudorado. Sutil, não sob a forma de denúncia, mas sim como um recorte da vida de três pessoas que habitam uma pretensa “cidade baixa”, com seus bordéis, boates, bares, rinhas, e outros espaços pertencentes ao universo retratado no filme.

De roteiro muito bem escrito por Sérgio Machado e Karim Aïnouz – que já escreveram Madame Satã (2002) –, o filme possui uma história sempre concatenada e rica de situações singulares. Recheado de palavrões que soam muito naturais diante das relações e dos locais enfocados, Cidade Baixa não é um filme para fãs de comédias românticas ou congêneres, e sim um filme para aquele espectador que gosta e admira a sujeira e a realidade nas telas, um pedaço de Brasil que não é raro de se ver escondido do cinema.

Este é o primeiro longa-metragem do diretor Sérgio Machado, que antes já foi assistente de direção de Central do Brasil, de O Primeiro Dia, e de Abril Despedaçado. Machado imprime um ritmo forte na direção dos atores e – junto com o diretor de fotografia – utiliza- se de planos fechados, o que aumenta a tensão e aproxima o espectador da sexualidade inerente à película.

Já a excelente fotografia foi composta por Toca Seabra, que utilizou como inspiração o livro Laroyê, do fotógrafo baiano Mario Cravo Neto, de linguagem semelhante ao filme: câmera na mão, uso de pouca luz, e a saturação das cores. Inclusive a rinha de galos foi trabalhada através das técnicas de fotografia, com teleobjetivas – lentes que aproximam objetos em planos diferentes – e enquadramentos precisos, permitindo que os animais não entrassem em contato.

Além da ótima técnica, o que esperar de Lázaro Ramos e Wagner Moura nas telas? Um espetáculo interpretativo! Ambos conseguem ser versáteis para lidar com papéis difíceis, sempre se destacando pelo talento de dar vida plena aos personagens. Os dois ainda são acompanhados pela bela e competente Alice Braga – de Cidade de Deus (2002) –, que não deixa a desejar em nada.

O trio incorpora, nas telas, Deco, Naldinho e Karinna. Os dois primeiros, amigos de infância, trabalham juntos e têm uma amizade muito forte entre si – são parceiros até nos pequenos golpes que aplicam para sobreviver. É aí que surge Karinna, uma prostituta que balança a harmonia da dupla de amigos, fazendo surgir a dúvida entre a validade de um amor fugaz perante a força de uma amizade de vida inteira.

Sexo e paixão, amor e ódio delimitam a estrutura emocional dos personagens e seus sentimentos antagônicos com relação uns aos outros. Além disso, o suor excessivo é constante e ajuda a passar uma noção de real em Cidade Baixa. O filme pode parecer despretensioso, mas o certo é que sua narrativa envolve e satisfaz o espectador.


Informações Básicas

Título: Cidade Baixa
Ano de lançamento: 2005
Diretor: Sérgio Machado
Elenco Principal: Lázaro Ramos, Wagner Moura, Alice Braga
Link para el IMDB: https://www.imdb.com/pt/title/tt0456899/

Deixe um comentário